Internacional
Enchente no Texas deixa 24 mortos e dezenas de desaparecidos; 23 meninas sumiram em acampamento

A agenda de cerimônias do ultradireitista será iniciada pela manhã, com o momento de discurso, e continuará até a noite com festa de gala
Foto: Reprodução/Redes sociais
O economista e ultradireitista Javier Milei toma posse neste domingo (10) na Presidência da Argentina. Ele chegou ao cargo após derrotar o candidato peronista Sérgio Massa nas urnas em novembro.
Ainda pela manhã, será iniciada a agenda de atividades do mais novo presidente. A chegada dele no Congresso Nacional e o momento de discurso estão previstos para antes do meio-dia, no horário de Brasília. O cronograma conta ainda com um coquetel durante a noite e uma festa de gala no Teatro Colón, às 20h.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não estará presente na cerimônia de posse. No lugar dele, o governo do Brasil enviará o chanceler Mauro Vieira como represente. O mandatário estadunidense Joe Biden também não irá ao evento.
Milei foi a aposta da chapa 'A Liberdade Avança' e, durante a campanha, marcada por falas polêmicas, levantou propostas, como a mudança do sistema monetário argentino, com a dolarização do país e a extinção do Banco Central.
A reportagem da Rádio Metropole mostrou como foi a disputa pelo governo argentino (confira aqui). A jornalista Janaina Figueiredo, também em entrevista à Metropole, falou sobre o cenário político da Argentina (reveja aqui).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.