Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Internacional

Essequibo: Guiana afirma que forças armadas da Venezuela se movimentam perto da fronteira

Provas teriam sido coletadas a partir de imagens de satélite de países aliados

Essequibo: Guiana afirma que forças armadas da Venezuela se movimentam perto da fronteira

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 10 de fevereiro de 2024 às 19:00

Atualizado: no dia 10 de fevereiro de 2024 às 19:07

O governo da Guiana declarou neste sábado (10) que há evidências que mostram movimentos militares da Venezuela perto da fronteira leste do país sul-americano com a Guiana.

As provas teriam sido coletadas a partir de imagens de satélite de países aliados. Com isso, as autoridades guianas alegaram que o governo do presidente Nicolás Maduro está violando o acordo de paz assinado no Caribe no mês de dezembro para aliviar as tensões sobre as linhas de demarcação de fronteiras.

O ministro das Relações Exteriores, Hugh Todd, e o secretário das Relações Exteriores, Robert Persaud, disseram que a Guiana está monitorando a situação do outro lado da fronteira fluvial. “Não estamos surpresos com a má fé da Venezuela. Estamos desapontados, mas não surpresos”, disse Persaud à agência de notícias AP.

Os países disputam a região do Essequibo, que faz parte da Guiana, mas é reivindicado pela Venezuela, que, no início de dezembro, aprovou um referendo para a anexação da área. Desde então, tensões aumentaram na tríplice fronteira e o governo brasileiro destinou recursos militares para garantir a segurança na região.