Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Internacional

EUA e União Europeia culpam governo Putin pela morte de Navalny em prisão da Sibéria

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, exigiu que a Rússia esclareça as circunstâncias do ocorrido

EUA e União Europeia culpam governo Putin pela morte de Navalny em prisão da Sibéria

Foto: Reprodução/Twitter

Por: Metro1 no dia 16 de fevereiro de 2024 às 15:35

Os Estados Unidos e a União Europeia culparam o governo de Vladimir Putin pela morte de Alexei Navalny, nesta sexta-feira (16), na Rússia. Outros líderes também se manifestaram, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, exigiu que a Rússia esclareça as circunstâncias do ocorrido.

Navalny estava preso em uma penitenciária conhecida como Lobo Polar, na Sibéria, a 60 km do Círculo Polar Ártico. Ele passou mal e perdeu a consciência durante uma caminhada, segundo o Serviço Penitenciário Federal russo. Médicos tentaram reanimá-lo por 30 minutos, sem sucesso. Ele cumpria pena de 19 anos de prisão por "extremismo", após ser detido em janeiro de 2021 ao retornar à Rússia, depois de se recuperar na Alemanha de um envenenamento.

O governo russo declarou não ter informações sobre a causa da morte, que ainda não foi divulgada.

Durante uma entrevista coletiva, Joe Biden, o presidente dos EUA, afirmou que Putin é o culpado pela morte de Navalny e afirmou: "Não se enganem, Putin é responsável pela morte de Navalny". Um repórter então pediu para que Biden desse mais detalhes, mas o presidente americano afirmou que não tinha: "Não sabemos exatamente o que aconteceu, mas não há dúvida de que a morte de Navalny é uma consequência de ações de Putin", afirmou ele.