Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Justiça russa recebe queixa da mãe de Navalny sobre "ações ilegais" na entrega do corpo

Internacional

Justiça russa recebe queixa da mãe de Navalny sobre "ações ilegais" na entrega do corpo

mídia estatal russa informou nesta quarta-feira (21) que o tribunal da cidade de Salekhard no Círculo Ártico recebeu “uma queixa” de Lyudmila Navalnaya sobre “ações e decisões ilegais”

Justiça russa recebe queixa da mãe de Navalny sobre "ações ilegais" na entrega do corpo

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 21 de fevereiro de 2024 às 09:29

A mãe de Alexei Navalny entrou com um processo sobre a “inação do comitê de investigação para liberar o corpo de Alexei”, de acordo com Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anticorrupção do opositor do Kremlin.

A mídia estatal russa informou nesta quarta-feira (21) que o tribunal da cidade de Salekhard no Círculo Ártico recebeu “uma queixa” de Lyudmila Navalnaya sobre “ações e decisões ilegais”, mas não especificou quem ou qual entidade ela acusou ou deu detalhes sobre as supostas ações.

A audiência sobre o caso está marcada para 4 de março, disse o tribunal à agência de notícias estatal russa TASS. Os investigadores disseram à mãe de Navalny que levaram o corpo do filho para um necrotério em Salekhard. Mas quando ela e o advogado do Navalny chegaram ao local no último fim de semana, foram informados de que o corpo não estava lá. Eles foram impedidos de acessar o necrotério pelo menos duas vezes, segundo a porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh. Na terça-feira (20), a mãe de Navalny divulgou um vídeo apelando diretamente a Putin. “Deixe-me ver meu filho”, disse ela.

Navalny, grande opositor e crítico de Vladimir Putin, morreu na sexta-feira (16) em uma colônia penal remota na Sibéria, de acordo com o serviço prisional russo, depois de ser preso ao retornar ao país em fevereiro de 2021. A causa de sua morte permanece incerta.