Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Cerca de 140 estudantes vítimas de sequestro em massa são resgatados na Nigéria

Internacional

Cerca de 140 estudantes vítimas de sequestro em massa são resgatados na Nigéria

As vítimas têm entre 8 e 15 anos e foram soltas ilesas

Cerca de 140 estudantes vítimas de sequestro em massa são resgatados na Nigéria

Foto: Reprodução/Band

Por: Metro1 no dia 25 de março de 2024 às 10:17

Cerca de 140 estudantes que haviam sido sequestrados na Nigéria foram libertados neste domingo. O sequestro em massa aconteceu no último dia 7 de março e é considerado um dos maiores do país, onde esse tipo de crime se tornou uma espécie de endemia. 

As vítimas têm entre 8 e 15 anos e foram soltas ilesas. O resgate foi confirmada pelo exército e pelas autoridades locais. Inicialmente as informações sobre esse sequestro davam conta de mais de 200 estudantes sequestradas, mas ainda não foi confirmada a quatidade exata. 

"Os 137 reféns, 76 meninas e 61 meninos, foram entregues no estado de Zamfara e serão entregues ao governo do estado de Kaduna", disse o porta-voz do exército, general Edward Buba. O sequestro aconteceu em uma escola pública da cidade de Kuringa, em Kaduna, noroeste da Nigéria. Segundo testemunhas, os ataques começaram assim que as aulas terminaram. Homens armados chegaram atirando e levaram as crianças e adolescentes para uma região de mata, de onde desapareceram.

A Nigéria vem sendo vítima de gangues, que realizam esse tipo de sequestro em massa, geralmente no noroeste e centro-norte do país. Escolas, aldeias e estradas são os principais cenários deste crime, que é seguido de um pedido de pagamento de resgates, usado posteriormente para financiar a luta armada.

No país, o resgate é proibido por lei desde 2022. As autoridades costumam negar o pagamento após os reféns serem libertados por meio de negociações com os sequestradores.