Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Israel inicia ‘ofensiva diplomática’ contra o Irã e solicita sanções a 32 países, anuncia ministro

Internacional

Israel inicia ‘ofensiva diplomática’ contra o Irã e solicita sanções a 32 países, anuncia ministro

Informação foi passada pelo ministro das Relações Exteriores do país, Israel Katz, através de uma publicação na rede social X

Israel inicia ‘ofensiva diplomática’ contra o Irã e solicita sanções a 32 países, anuncia ministro

Foto: Reprodução X @Israel_katz

Por: Metro1 no dia 16 de abril de 2024 às 09:45

O governo de Israel iniciou nesta terça-feira (16) uma “ofensiva diplomática” contra o Irã e solicitou a 32 países que imponham sanções ao programa de mísseis do Irã e considerem o Corpo da Guarda Revolucionária iraniano como uma organização terrorista.

O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores do país, Israel Katz, através de uma publicação na rede social X. “De modo paralelo à resposta militar ao lançamento de mísseis e de drones, estou liderando uma ofensiva diplomática contra o Irã. Devemos deter o Irã agora, antes que seja tarde demais”, escreveu.

O chanceler não especificou a quais governos solicitou sanções contra a Guarda Revolucionária, que está na lista de organizações terroristas dos Estados Unidos e é alvo de sanções da União Europeia (UE).

No último sábado (13) o Irã enviou dezenas drones para atacar o território de Israel. Uma parte dos drones e dos mísseis foi derrubada por aeronaves de Israel, dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Jordânia.

O Irã havia prometido retaliar depois de um ataque ao seu consulado na Síria, no dia 1º de abril, que atribuiu a Israel. Naquele ataque, 13 pessoas foram mortas, incluindo um general de 63 anos com um longo histórico de serviços prestados ao Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica.

Nesta segunda (15), as Forças de Defesa de Israel enviaram caças israelenses que atacaram um complexo militar do Hezbollah em Meiss El Jabal e outro em Tayr Haifa, no sul do Líbano.  O Hezbollah é um grupo aliado dos iranianos e participou da ofensiva iraniana contra Israel no sábado.