Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 19 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Universidade de Columbia cancela cerimônia de formatura após onda de protestos pró-palestinos

Internacional

Universidade de Columbia cancela cerimônia de formatura após onda de protestos pró-palestinos

Cerimônia estava prevista para o próximo 15 de maio

Universidade de Columbia cancela  cerimônia de formatura após onda de protestos pró-palestinos

Foto: GloboNews/Reprodução

Por: Metro1 no dia 06 de maio de 2024 às 12:31

A Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, cancelou sua cerimônia de formatura, que estava prevista para o próximo dia 15 de maio. A instituição é um dos centros de protestos estudantis pró-palestina.

O anúncio da decisão foi feito nesta segunda-feira (6), dias após o episódio da última terça-feira (30), quando a Polícia de Nova York entrou na universidade para retirar e prender estudantes que ocupavam um dos prédios da instituição. Antes da ação policial, Columbia já havia ameaçado a expulsão dos alunos envolvidos, alegando que restaurar a "ordem e segurança" da instituição era prioridade. 

A cerimônia será dividida em pequenos eventos espalhados pelo campus e o investimento que seria dedicado à formatura deve ser aplicado para manter a comunidade “segura, respeitosa e funcionando perfeitamente”, informou um comunicado da instituição. A Universidade do Sul da Califórnia (USC), onde também aconteceram esses protestos, já anunciou, há duas semanas, o cancelamento da sua cerimônia de formatura.

Diversas manifestações contra a guerra Israel e o grupo Hamas têm ocorrido em universidades norte-americanas e vêm sendo enfrentadas com repressão e prisões em massa. Em abril, mais de 100 estudantes chegaram a ser presos em Manhattan, no estado de Nova York.