Internacional
Ex-Arsenal Thomas Partey é acusado de estupro e assédio por três mulheres no Reino Unido

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Imprensa internacional critica decisão de Macron de ignorar resultado das eleições
Presidente francês divulgou carta em que se recusa a reconhecer a vitória da aliança de esquerda nas eleições legislativas e deixa claro que não vai nomear primeiro-ministro em breve
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Nesta quinta-feira (11), jornais franceses criticaram o presidente Emmanoel Macron por sua declaração, na qual ele se recusa a reconhecer a vitória da aliança de esquerda nas eleições legislativas ocorridas no último domingo (7). O texto de Macron deixa claro que a nomeação de um novo primeiro-ministro, conforme exige a Constituição após cada renovação do plenário, não ocorrerá em breve.
"Emmanuel Macron é um mau perdedor" é a manchete do jornal progressista Libération, que afirma que o presidente "tenta se manter no centro do jogo, apesar da derrota de seu time". Na quarta (10), em uma carta enviada à imprensa regional, o chefe de Estado convocou "as forças republicanas" da Assembleia Legislativa da França a se unirem para formar "uma maioria sólida", da qual, segundo ele, deve sair o primeiro-ministro.
Em editorial, o Libération afirma que no último domingo os eleitores da França passaram uma clara mensagem que não aguentam mais o macronismo, que temem a extrema direita e que há uma "tímida" vontade da volta à esquerda ao poder.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.