
Internacional
Um ano dos ataques do Hamas contra Israel
Manifestações marcaram a data do início dos atentados israelenses

Foto: Reprodução/Rovena Rosa/Agência Brasil
Nesta segunda-feira (7), os ataques do grupo extremista Hamas contra Israel e a guerra da Faixa de Gaza completaram um ano. Em comício, um aglomerado de pessoas se fez presente na frente da casa do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, em Jerusalém.
Às 6h29, horário que, há um ano, foram iniciados os atentados do Hamas, a multidão fez uma manifestação com um minuto de silêncio em luto pelas pessoas que morreram. Ao todo, 1.200 pessoas foram mortas, vítimas dos ataques do dia 7 de outubro de 2023. Em um ano, mais de 42 mil palesttinos já foram vitimados e mortos.
A ação também serviu para alertar ao governo sobre o descontentamento popular com o curso da guerra. A manifestação ainda reforça que, até o momento, mais de 100 reféns permanecem em Gaza, sob embargo dos combatentes do Hamas.
Na cidade israelense Tel Aviv, amigos e parentes enlutados também se manifestaram na chamada Praça dos Reféns. As comunidades judaicas globais fizeram questão de lembrar dos que se foram. Na Cisjordânia, em Israel, também foram prestadas homenagens aos palestinos que morreram com a investida israelense contra o Hamas. Em vários locais na Europa, a população clamou que as guerras acabassem.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.