Terça-feira, 15 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Ucrânia recusa tratado com EUA sobre "terras raras"

Internacional

Ucrânia recusa tratado com EUA sobre "terras raras"

Zelensky, que antes admitiu abrir acesso aos minerais para aliados, afirmou no sábado (15) que o acordo não é vantajoso para a Ucrânia agora

Ucrânia recusa tratado com EUA sobre "terras raras"

Foto: Reprodução/X @ZelenskyyUa

Por: Metro1 no dia 17 de fevereiro de 2025 às 07:50

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky revelou neste domingo (16) que rejeitou uma proposta dos Estados Unidos para obter acesso aos minerais conhecidos como "terras raras" na Ucrânia. Segundo ele, a recusa ocorreu porque as garantias de segurança solicitadas por Kiev não foram atendidas.  

O presidente americano, Donald Trump, busca acesso às "terras raras" ucranianas em troca da continuidade do apoio financeiro e militar de Washington contra a invasão russa. A intenção de Trump é diminuir a dependência dos EUA em relação aos minerais chineses. Esses recursos são essenciais para a produção de tecnologia, armamentos e equipamentos espaciais.  

Apesar de anteriormente ter sinalizado abertura para permitir o acesso de países aliados a esses minerais estratégicos, Zelensky afirmou no sábado (15), durante a Conferência de Segurança de Munique, que o acordo não seria benéfico para a Ucrânia neste momento.  A proposta foi discutida com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, em um encontro realizado à margem da conferência na última sexta-feira (14).  

"Eu não deixei os ministros assinarem um acordo relevante porque, na minha visão, ele não está pronto para nos proteger, para proteger nosso interesse", disse Zelensky à Associated Press. Durante a conferência, ele também defendeu a criação de um "Exército da Europa".