
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Zelensky e Trump discutiram sanções à Rússia durante encontro no Vaticano
Internacional
Zelensky e Trump discutiram sanções à Rússia durante encontro no Vaticano
Zelensky pressionou Trump a adotar uma postura mais firme contra Vladimir Putin

Foto: Reprodução/X @AndriyYermak
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniram no Vaticano em 26 de abril, após o funeral do papa Francisco. Zelensky classificou a conversa como “o melhor encontro que os dois já tiveram” e afirmou que discutiram sanções contra a Rússia e a compra de sistemas de defesa antiaérea. Trump teria concordado com um cessar-fogo de 30 dias como primeiro passo para encerrar o conflito.
Durante a reunião, Zelensky destacou a importância do acordo de minerais assinado entre Ucrânia e EUA, que garante acesso americano a recursos estratégicos e, em troca, prevê ajuda militar à Ucrânia. O presidente ucraniano também reforçou a necessidade de fortalecer a defesa antiaérea do país, dizendo que Trump prometeu tratar do assunto.
Zelensky pressionou Trump a adotar uma postura mais firme contra Vladimir Putin e reafirmou que a Ucrânia não aceitará reconhecer a Crimeia como território russo. Trump respondeu que o reconhecimento americano não exige o mesmo da Ucrânia. Enquanto isso, Putin anunciou um cessar-fogo unilateral entre 8 e 10 de maio, mas Medvedev alertou que qualquer ataque ucraniano à Rússia nessa data teria consequências letais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.