
Internacional
Cardeais discutem como manter relevância da Igreja
Durante a reunião, os cardeais expressaram gratidão ao Papa Francisco e destacaram a importância de preservar seu legado

Foto: Divulgação/ Vaticano
A quatro dias do início do conclave, 177 cardeais — dos quais 127 estão aptos a votar — se reuniram no Vaticano para discutir estratégias que garantam a relevância da Igreja Católica nas próximas décadas. O principal foco do encontro foi a preocupação com o risco de a instituição se tornar “autorreferente” e desconectada do mundo, caso não mantenha diálogo com outras religiões e temas contemporâneos.
Durante a reunião, os cardeais expressaram gratidão ao Papa Francisco e destacaram a importância de preservar seu legado e dar continuidade aos processos iniciados em seu pontificado. A reunião, realizada na Sala Paulo VI, ocorreu sob voto de sigilo, mas um porta-voz da Santa Sé confirmou que 26 cardeais se inscreveram para discursar e dois foram sorteados para auxiliar o camerlengo na administração da Santa Sé até o fim do conclave.
Enquanto isso, a Capela Sistina passa por ajustes para sediar a votação, incluindo a instalação de um piso provisório e a colocação da tradicional chaminé por onde sairá a fumaça após cada escrutínio. A fumaça preta indicará que ainda não houve um vencedor, e a branca anunciará a eleição do novo Papa. A movimentação em torno da Basílica de São Pedro continua intensa, com grande presença de fiéis e turistas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.