Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Conclave começa nesta quarta-feira; entenda como vai funcionar

Internacional

Conclave começa nesta quarta-feira; entenda como vai funcionar

A data foi definida por cardeais reunidos em Roma

Conclave começa nesta quarta-feira; entenda como vai funcionar

Foto: Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 04 de maio de 2025 às 15:57

Definida por cardeais reunidos em Roma, a data de início do próximo conclave está se aproximando: dia 7 de maio. A reunião acontecerá na Capela Sistina do Vaticano, que permanece fechada para visitantes até que a eleição do novo pontífice, que sucederá a Francisco, seja concluída.

Segundo o Vaticano, o conclave será precedido por uma celebração eucarística solene, com a missa Pro Eligendo Papa, com a presença dos cardeais eleitores. No período da tarde, eles seguem em procissão solene até a Capela Sistina. Ao final da procissão, já dentro da Capela Sistina, cada cardeal eleitor prestará juramento e também se comprometem a manter absoluto sigilo sobre tudo o que se relaciona ao pleito e e a se abster de apoiar qualquer tentativa de interferência externa na eleição.

De acordo com o Vaticano, para eleger validamente um novo papa, é preciso uma maioria de dois terços dos cardeais eleitores presentes. Se o número total não for divisível por três, será necessário um voto adicional. Após a contagem dos votos, todas as cédulas são queimadas. Se a votação for inconclusiva, uma chaminé posicionada sobre a Capela Sistina emite fumaça preta. Se um novo papa for eleito, fumaça branca sairá da chaminé.

Caso os cardeais eleitores não cheguem a um acordo após três dias de votação, é concedido um intervalo de até um dia para oração, livre discussão entre os eleitores e uma breve exortação espiritual do cardeal protodiácono Dominique Mamberti.

Assim que a eleição do novo papa é concluída, Dois oficiais cerimoniais, como testemunhas, redigem o documento de aceitação e registram o nome escolhido. Os cardeais eleitores, então, prestam homenagem, juram obediência ao novo papa e agradecem a Deus.