Terça-feira, 13 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

EUA devem olhar com mais generosidade para a América Latina, avalia Haddad

Internacional

EUA devem olhar com mais generosidade para a América Latina, avalia Haddad

Para ministro, país tem muito a ganhar com equilíbrio regional

EUA devem olhar com mais generosidade para a América Latina, avalia Haddad

Foto: Ricardo Stuckert / PR/The White House

Por: Metro1 no dia 12 de maio de 2025 às 17:18

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defende que os Estados Unidos deveriam olhar com mais generosidade para a América Latina, principalmente para os países da América do Sul. A declaração foi feita nesta segunda-feira (12) em entrevista ao Canal UOL, na capital paulista.

Na entrevista, o ministro contou que quando esteve com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, na semana passada, alertou o governo norte-americano de que não fazia sentido aplicar um tarifaço sobre os países da América Latina, que são deficitários em relação à economia dos Estados Unidos. 

“Mencionei a ele que isso causou uma certa estranheza, já que a América do Sul é deficitária nas suas relações comerciais com os Estados Unidos. ‘Como é que você taxa uma região que é deficitária?’ Do ponto de vista econômico, isso não faz o menor sentido. E ele próprio reconheceu quando eu disse isso e disse que isso será negociado”.

Para Haddad, os Estados Unidos precisam olhar para o continente americano “de uma forma mais estratégica a longo prazo”. “Os Estados Unidos têm muito a ganhar com um maior equilíbrio regional, um maior desenvolvimento, inclusive industrial, de todo o continente. Se o continente tiver vulnerabilidades, como ele tem hoje, quanto mais um país é vulnerável, mas ele se torna presa fácil de interesses comerciais do mundo inteiro", concluiu Haddad.