Terça-feira, 13 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Embaixador do Brasil no Vaticano deve se reunir com o papa na próxima sexta-feira

Internacional

Embaixador do Brasil no Vaticano deve se reunir com o papa na próxima sexta-feira

Cerimônia que marca início do pontificado será realizada neste sábado (18), na Praça de São Pedro; Alckmin irá representar o Brasil no evento

Embaixador do Brasil no Vaticano deve se reunir com o papa na próxima sexta-feira

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 12 de maio de 2025 às 18:33

O embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas, deve se reunir com o papa Leão XIV na próxima sexta-feira (16), segundo informou o Itamaraty. O encontro faz parte da agenda do pontífice com representantes do corpo diplomático internacional junto à Santa Sé.

A cerimônia oficial de posse do novo papa está marcada para o próximo sábado (18), na Praça de São Pedro, no Vaticano. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), deve representar o Brasil no evento. A indicação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante viagem à Rússia.

"Será uma honra. Nós da América Latina estamos muito felizes de termos um papa que nasceu nos Estados Unidos, mas passou a vida no Peru”, declarou Alckmin no domingo (11), em evento em São Paulo. Segundo ele, Leão XIV deve manter a linha de atuação do papa Francisco, com atenção às questões sociais, climáticas e de diálogo entre religiões. “Tenho certeza de que será um papa contemporâneo”, afirmou.

O Brasil já havia enviado uma comitiva com Lula e autoridades dos Três Poderes ao funeral do papa Francisco. Agora, novos representantes devem participar das celebrações que marcam o início do pontificado de Leão XIV.

Na semana passada, em nota oficial, Lula cumprimentou o cardeal Robert Prevost pela escolha como novo líder da Igreja Católica. “Desejo que ele dê continuidade ao legado do papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos", escreveu o presidente.