
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Em discurso, Xi Jinping faz críticas veladas às políticas comerciais dos EUA
Internacional
Em discurso, Xi Jinping faz críticas veladas às políticas comerciais dos EUA
Presidente chinês critica "hegemonismo" de Trump durante cúpula com a Celac

Foto: Reprodução/YouTube
No seu primeiro pronunciamento após o anúncio do acordo comercial temporário entre os EUA e China, o presidente chinês Xi Jinping fez críticas indiretas às políticas do governo Trump, especialmente no comércio. Durante a cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a China, em Pequim, Xi afirmou que “intimidação e hegemonismo só levam ao auto isolamento”, referindo-se ao aumento das tarifas imposto por Trump a vários países.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou, destacando os desequilíbrios no comércio global e apontando que tarifas “arbitrárias” agravam ainda mais a situação. Xi não comentou diretamente o acordo entre China e EUA, que prevê a redução de tarifas por 90 dias, com cortes de 115 pontos percentuais, deixando os impostos sobre produtos chineses em 30% e sobre os americanos em 10%.
Xi reiterou a parceria comercial estratégica com a América Latina, destacando que a China está disposta a colaborar com a região frente ao “unilateralismo e protecionismo”. O comércio entre a China e a América Latina superou US$ 500 bilhões no ano passado, com a China sendo o principal parceiro comercial de países como o Brasil.
O líder chinês também anunciou a eliminação da exigência de vistos para cinco países latino-americanos, sem especificar quais seriam.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.