
Internacional
Papa Leão XIV diz que fará "todos os esforços" pela paz mundial
Papa também advertiu contra narrativas simplistas que dividem o mundo entre o bem e o mal

Foto: Vatican News
O papa Leão XIV, o primeiro norte-americano a chefiar a Igreja Católica, prometeu nesta quarta-feira (14), fazer "todos os esforços" pela paz e ofereceu o Vaticano como mediador em conflitos globais. Ele foi eleito na semana anterior para suceder o falecido papa Francisco e, desde então, tem feito apelos constantes pela paz, especialmente em áreas de conflito.
Em suas primeiras palavras para a multidão na Praça de São Pedro, Leão disse "A paz esteja com todos vocês". O papa também advertiu contra narrativas simplistas que dividem o mundo entre o bem e o mal, afirmando que nossos vizinhos não são primeiramente nossos inimigos, mas companheiros seres humanos".
Leão também pediu por uma "paz autêntica e duradoura" na Ucrânia, pelo cessar-fogo em Gaza e pela libertação de reféns israelenses mantidos pelo Hamas. Em sua primeira conversa com um líder estrangeiro, ele se reuniu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, nesta segunda-feira (12) e ofereceu facilitar negociações de paz. Zelenskiy planeja participar da missa de posse de Leão em 18 de maio e está disposto a realizar reuniões paralelas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.