
Internacional
Governo Trump proíbe alunos estrangeiros em Harvard
A medida impacta cerca de 6.800 alunos estrangeiros

Foto: Marcio Silva/Library of Congress/Unsplash/Getty Images
O governo dos Estados Unidos, sob a presidência de Donald Trump, revogou nesta quinta-feira (22) a autorização da Universidade Harvard para matricular estudantes internacionais. A medida impacta cerca de 6.800 alunos estrangeiros, majoritariamente de cursos de pós-graduação, que deverão se transferir para outras instituições para manter o visto.
O Departamento de Segurança Interna (DHS) justificou a decisão com a alegação de que Harvard não entregou documentos solicitados sobre seus alunos internacionais. Em carta à universidade, a secretária Kristi Noem acusou a instituição de criar um “ambiente hostil para estudantes judeus” e de adotar políticas “racistas” de diversidade e inclusão. Harvard respondeu que a ação é ilegal e compromete sua missão acadêmica.
Estudantes que se formam neste semestre não serão afetados, mas os demais precisarão se transferir. Alunos recém-aceitos para o semestre de setembro não poderão iniciar o curso, salvo mudança na decisão ou intervenção judicial. Harvard pode reverter a revogação se atender, em até 72 horas, às exigências do governo, que incluem o envio de registros disciplinares e gravações de protestos no campus.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.