
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Ucrânia confirma início da maior troca de prisioneiros desde o início da guerra com a Rússia
Internacional
Ucrânia confirma início da maior troca de prisioneiros desde o início da guerra com a Rússia
Movimento ocorreu dias após uma rara rodada de negociações diretas entre representantes de ambas as nações em Istambul

Foto: Shutterstock
Rússia e Ucrânia libertaram 390 prisioneiros cada nesta sexta-feira (23) e disseram que vão libertar mais nos próximos dias, no que se espera que seja a maior troca de prisioneiros da guerra até agora. O movimento ocorreu dias após uma rara rodada de negociações diretas entre representantes de ambas as nações em Istambul, que, apesar de não terem avançado nos esforços para produzir um cessar-fogo, renderam um acordo para a libertação de mil detidos de cada lado.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que os libertados incluíam civis capturados na região russa de Kursk durante uma incursão ucraniana que começou no ano passado. Os militares e civis russos libertados estavam em Belarus, país vizinho à Ucrânia, recebendo assistência psicológica e médica antes de serem transferidos para a Rússia para mais cuidados, segundo o Ministério da Defesa da Rússia.
Mencionando a troca de prisioneiros na manhã de hoje, Trump escreveu no em sua rede social: "Parabéns a ambos os lados por essa negociação. Isso pode levar a algo grande???"
A Ucrânia diz que está pronta para um cessar-fogo de 30 dias imediatamente. A Rússia, que iniciou a guerra ao invadir sua vizinha em 2022 e agora ocupa cerca de um quinto da Ucrânia, afirma que não fará uma pausa em seus ataques até que condições sejam atendidas primeiro. Ainda nesta sexta, a Rússia afirmou ter capturado um assentamento no Nordeste da Ucrânia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.