
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Mais de 50 homens são presos na França por rede de pedofilia no Telegram
Internacional
Mais de 50 homens são presos na França por rede de pedofilia no Telegram
Ação inclui pais, servidores públicos e militares envolvidos em rede criminosa

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Pelo menos 55 homens foram detidos na França entre segunda (19) e quinta-feira (22) durante uma operação contra uma rede de pedofilia que utilizava o Telegram. Segundo a CNN, os suspeitos, com idades de 25 a 75 anos, são acusados de trocar mensagens com um pedófilo preso no verão de 2024, cujos filhos foram resgatados após sofrerem abusos.
Quentin Bevan, chefe do Escritório de Proteção de Menores francês (OFMIN), os detidos compartilharam imagens de abuso infantil com o criminoso, e as evidências digitais foram determinantes para as prisões.
A operação, que durou dez meses, envolveu uma infiltração no grupo do Telegram, com acompanhamento e análise das mensagens. Bevan explicou que, ao identificar os envolvidos, foi dada atenção especial a aqueles com filhos, antecedentes criminais ou profissões sensíveis. Os detidos incluem pais, servidores públicos, militares e paramédicos. A posse e distribuição de material de abuso sexual infantil na França é punida com até cinco anos de prisão e multa de 100 mil euros.
Em resposta à crescente pressão, o Telegram anunciou que removeu mais de 367 mil grupos e canais relacionados a material de abuso infantil em 2025. Em agosto de 2024, o fundador do aplicativo, Pavel Durov, foi preso em Paris por acusações envolvendo a disseminação de conteúdo ilegal.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.