Internacional
EUA anunciam restrição a estrangeiros que "censuram americanos"; medida pode atingir Moraes

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Argentina reafirma saída da OMS e diz que vai rever protocolo sobre vacinas
País critica a OMS, alegando que suas diretrizes não são baseadas em ciência
Foto: Pexels
O Ministério da Saúde da Argentina anunciou nesta segunda-feira (26) uma revisão ampla de suas políticas de saúde pública, após a visita do secretário de Saúde dos EUA, Robert Kennedy Jr., e reafirmou sua decisão de se retirar da Organização Mundial da Saúde. Em fevereiro de 2025, após a saída dos Estados Unidos, a Argentina declarou que iria se retirar da OMS.
O governo afirma que o objetivo é migrar de um modelo voltado ao tratamento de doenças para um sistema focado na prevenção e em evidências científicas. Entre as principais medidas, estão a reestruturação dos órgãos nacionais de saúde e a exigência de estudos clínicos com grupo placebo para vacinas. O governo argentino citou como exemplo a vacina contra a COVID-19, aprovada em caráter excepcional.
No comunicado, o país critica a OMS, alegando que suas diretrizes não são baseadas em ciência, mas em interesses políticos e burocráticos. As mudanças também buscam reforçar a segurança dos pacientes e a sustentabilidade do sistema de saúde.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.