Internacional
Papa recebe Zelensky e volta a oferecer Vaticano como sede para negociações com a Rússia

Postagem liga acusações a uma suposta perseguição política
Foto: Alan Santos/PR
O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a demonstrar apoio a Jair Bolsonaro ao criticar os processos judiciais enfrentados pelo ex-presidente brasileiro. Em nova postagem na plataforma Truth Social, feita na noite de terça-feira (8), o republicano retomou sua posição contrária às ações judiciais, alegando motivação política por trás das acusações.
“Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!”, disse na publicação. Ele também compartilhou mensagem anterior, afirmando acompanhar de perto o que chamou de perseguição contra Bolsonaro, sua família e apoiadores. “O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição”, completou.
Trump sugeriu que Bolsonaro sofre perseguição por defender os interesses do povo e criticou a continuidade das ações contra ele. Evitando citar diretamente os processos, insinuou que se trata de retaliação política prolongada.
Bolsonaro é acusado no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe após as eleições de 2022 e responde por cinco crimes. Além disso, está inelegível até 2030 após decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido da mídia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.