
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Embaixada dos EUA endossa Trump em acusações de ‘perseguição’ contra Bolsonaro
Internacional
Embaixada dos EUA endossa Trump em acusações de ‘perseguição’ contra Bolsonaro
Declarações foram criticadas por Lula, que disse não aceitar 'interferência ou tutela de quem quer que seja'

Foto: Alan Santos/PR/Divulgação
A Embaixada dos Estados Unidos endossou, em nota divulgada nesta quarta-feira (9), a declaração em que o presidente do país, Donald Trump, criticou a atuação do Judiciário brasileiro em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a representação diplomática, a "perseguição política" a Bolsonaro é "vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas brasileiras".
"Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação", disse a Embaixada dos EUA em nota divulgada pela assessoria de imprensa.
Na segunda-feira, Trump já havia usado suas redes sociais para citar uma suposta “caça às bruxas” a Jair Bolsonaro. A mensagem foi prontamente criticada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou que “a defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros” e que “ninguém está acima da lei”. “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, disse Lula em nota.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.