Internacional
EUA anunciam que negarão vistos a membros da Autoridade Palestina para Assembleia da ONU

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Embaixada dos EUA endossa Trump em acusações de ‘perseguição’ contra Bolsonaro
Declarações foram criticadas por Lula, que disse não aceitar 'interferência ou tutela de quem quer que seja'
Foto: Alan Santos/PR/Divulgação
A Embaixada dos Estados Unidos endossou, em nota divulgada nesta quarta-feira (9), a declaração em que o presidente do país, Donald Trump, criticou a atuação do Judiciário brasileiro em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a representação diplomática, a "perseguição política" a Bolsonaro é "vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas brasileiras".
"Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação", disse a Embaixada dos EUA em nota divulgada pela assessoria de imprensa.
Na segunda-feira, Trump já havia usado suas redes sociais para citar uma suposta “caça às bruxas” a Jair Bolsonaro. A mensagem foi prontamente criticada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou que “a defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros” e que “ninguém está acima da lei”. “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, disse Lula em nota.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.