Sábado, 12 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Presidente do Equador propõe “castração química” para estupradores

Internacional

Presidente do Equador propõe “castração química” para estupradores

Noboa envia projeto de reforma constitucional após caso de abuso infantil

Presidente do Equador propõe “castração química” para estupradores

Foto: Reprodução/TV Globo

Por: Metro1 no dia 12 de julho de 2025 às 09:00

O presidente do Equador, Daniel Noboa, anunciou nesta sexta-feira (11) o envio de uma proposta de reforma constitucional à Assembleia Nacional para permitir a castração química de estupradores. A medida surge após a repercussão do caso do deputado Santiago Díaz Asque, acusado de abusar sexualmente de uma menina de 12 anos.

Em publicação no X, Noboa afirmou que “estupradores merecem castração química e pena de prisão”, e defendeu a urgência da proposta, cujo conteúdo completo ainda não foi divulgado. Díaz, do partido Revolução Cidadã, é investigado pelo Ministério Público, nega as acusações, mas foi expulso da legenda.

“Agora será a vez da Assembleia. O país precisa saber quem realmente apoia as vítimas e quem está disposto a proteger os agressores”, declarou o presidente, que tem perfil conservador e maioria no Legislativo, o que pode facilitar a tramitação da proposta.

A castração química utiliza medicamentos para inibir o impulso sexual e já é adotada em países como Rússia, Polônia, Indonésia, Coreia do Sul, Moldávia e em parte dos EUA, como punição e prevenção contra crimes sexuais.