
Internacional
Brasil confirma presença em reunião na Colômbia sobre guerra em Israel
Conferência busca articular medidas concretas para defender o direito internacional frente à guerra na Faixa de Gaza

Foto: Reprodução/Redes sociais/@ragipsoylu
O Brasil confirmou participação em uma reunião emergencial sobre Gaza convocada pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, no dia 15 de julho, em Bogotá. De acordo com a GloboNews, o embaixador do Brasil na Colômbia, Paulo Estivallet de Mesquita, deve representar o país na condição de observador, uma vez que o chanceler Mauro Vieira estará em viagem oficial à Guiné-Bissau no mesmo período.
A conferência é organizada pela Colômbia em parceria com a África do Sul, que, junto com Petro, preside o chamado The Hague Group, grupo internacional que busca articular medidas concretas para defender o direito internacional frente à guerra na Faixa de Gaza.
Outros países que vão participar do encontro são: Bolívia, Cuba, Honduras, Malásia, Namíbia, Senegal e Belize, que compõem a frente. Argélia, Bangladesh, Chile, China e Indonésia também devem estar presentes. A fundação do grupo ocorreu durante um encontro em Haia, na Holanda, promovido pela organização Progressive International.
Em artigo publicado na terça-feira (8) no jornal britânico The Guardian, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, comentou a articulação da reunião e fez um apelo direto pela participação de outros países. “O convite está aberto — e é urgente”, escreveu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.