
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Papa Leão XIV recebe representante da Igreja Ortodoxa Russa e discute guerra na Ucrânia
Internacional
Papa Leão XIV recebe representante da Igreja Ortodoxa Russa e discute guerra na Ucrânia
Encontro com metropolita Anthony marca tentativa de reaproximação entre Vaticano e Igreja Ortodoxa Russa em meio à guerra na Ucrânia

Foto: Vatican News
O Papa Leão XIV se reuniu neste sábado (26) com o metropolita Anthony, o segundo maior representante da Igreja Ortodoxa Russa, em uma tentativa de retomar o diálogo entre as igrejas, abalado desde o início da invasão russa à Ucrânia.
A audiência ocorreu pela manhã no Vaticano. Além de Anthony, que é chefe do Departamento de Relações Externas do Patriarcado de Moscou, outros cinco clérigos de alto escalão da igreja participaram do encontro. Segundo nota da Igreja Ortodoxa Russa, a reunião abordou “diversos temas relacionados ao diálogo entre ortodoxos e católicos, além dos conflitos em andamento no mundo, incluindo os da Ucrânia e do Oriente Médio”.
Desde que assumiu o pontificado, em maio deste ano, Leão XIV tem feito constantes apelos pela paz em zonas de guerra. No início de julho, durante encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o Papa chegou a oferecer o Vaticano como sede para eventuais negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.
No entanto, autoridades russas minimizaram a proposta, alegando que o Vaticano está localizado na Itália, país-membro da Otan e aliado da Ucrânia, o que, na visão do Kremlin, comprometeria a neutralidade do local.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.