
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Após terremoto, vulcão na Rússia entra em erupção pela 1ª vez em mais de 500 anos
Internacional
Após terremoto, vulcão na Rússia entra em erupção pela 1ª vez em mais de 500 anos
O Krasheninnikov lançou uma coluna de cinzas a 6.000 metros de altitude

Foto: @artemsheldr
Um vulcão entrou em erupção pela primeira vez em cerca de 500 anos na península de Kamchatka, no leste da Rússia, segundo a agência estatal RIA e cientistas. A atividade vulcânica pode estar relacionada ao terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o extremo leste da Rússia na última quarta-feira (30), provocando alertas de tsunami em vários países do Pacífico. A erupção recebeu código de aviação laranja, indicando risco elevado para aeronaves.
Imagens divulgadas pela mídia estatal russa mostram uma imensa coluna de cinzas sendo expelida do vulcão Krasheninnikov, que, segundo o Programa Global de Vulcanismo do instituto americano Smithsonian, havia entrado em erupção pela última vez em 1550.
Segundo o Ministério de Situações de Emergência da Rússia, as cinzas atingiram uma altitude de 6 mil metros. “A pluma está se espalhando para leste a partir do vulcão em direção ao Oceano Pacífico. Não há áreas povoadas ao longo de seu trajeto, e não foi registrado depósito de cinzas em localidades habitadas”, disse a pasta.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.