
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Trump ameaça elevar tarifa contra Índia devido a compras de petróleo russo
Internacional
Trump ameaça elevar tarifa contra Índia devido a compras de petróleo russo
Presidente americano acusa país de adquirir óleo da Rússia e o revender no mercado, ampliando receitas de Moscou, que trava guerra com Kiev

Foto: Oficial White House/Daniel Torok
O presidente Donald Trump disse que “aumentará substancialmente” a tarifa sobre as exportações indianas para os EUA devido às compras de petróleo russo por parte de Nova Délhi. Se cumprir a ameaça, será mais um uso político das tarifas.
A justificativa para a taxa de 50% imposta às exportações brasileiras, que deve entrar em vigor na quarta-feira, é o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), aliado do republicano. “A Índia não está apenas comprando enormes quantidades de petróleo russo, mas também, com grande parte do petróleo adquirido, está revendendo (o combustível) no mercado aberto com altos lucros”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social nesta segunda-feira.
“Eles não se importam com quantas pessoas na Ucrânia estão sendo mortas pela máquina de guerra russa. Por isso, aumentarei substancialmente a tarifa paga pela Índia aos EUA.” A publicação de Trump não especificou de quanto seria o aumento da tarifa. Na semana passada, Trump anunciou taxa de 25% sobre as exportações indianas, surpreendendo Nova Délhi após meses de negociações fracassarem. Ele também ameaçou impor mais tarifas se a Índia continuasse comprando petróleo da Rússia.
A nova ameaça do presidente dos EUA surge antes do prazo de 8 de agosto para que a Rússia alcance um cessar-fogo com a Ucrânia, com o governo dos EUA ameaçando aplicar chamadas sanções secundárias a países que comprarem energia russa. Os EUA e outros aliados de Kiev veem essas compras como um apoio à economia do líder russo Vladimir Putin, enfraquecendo a pressão sobre Moscou para encerrar uma guerra que já está em seu quarto ano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.