
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Zelensky e aliados definem princípios para negociações antes de cúpula entre Trump e Putin
Internacional
Zelensky e aliados definem princípios para negociações antes de cúpula entre Trump e Putin
Cessar-fogo será o principal tema do encontro, sem presença de Zelensky

Foto: Official White House Photo by Daniel Toro
Após conversa com líderes europeus e com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que foi estabelecido um consenso em torno de "cinco princípios comuns" para nortear futuras negociações antes da reunião entre Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Em postagem nas redes sociais, Zelensky detalhou os pontos: "Tudo o que diz respeito à Ucrânia deve ser discutido exclusivamente com a Ucrânia. Devemos preparar um formato trilateral para as negociações. Deve haver um cessar-fogo."; "Deve haver garantias de segurança – garantias verdadeiramente confiáveis."; "A Rússia não pode ter poder de veto sobre as perspectivas europeias e da OTAN da Ucrânia."; e que sanções contra Moscou seriam intensificadas se não houvesse acordo de cessar-fogo.
Trump e Putin devem se reunir nesta sexta-feira (15) na base militar Elmendorf-Richardson, no Alasca. A Casa Branca informou que será uma “reunião de escuta” para Trump, sem a presença de Zelensky, e que o cessar-fogo deve ser o ponto principal da pauta.
A proposta de Trump sobre possível troca territorial entre Rússia e Ucrânia foi rejeitada por Zelensky e recebeu críticas de países da Eurupa. Segundo a CNN Internacional, Emirados Árabes e Hungria foram considerados como sede do encontro, mas o Alasca foi escolhido por ter valor simbólico, por já ter pertencido à Rússia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.