
Internacional
Hamas concorda com proposta de cessar-fogo em Gaza
Proposta inclui suspensão das operações militares na Faixa de Gaza por 60 dias; Israel ainda não se manifestou

Foto: Reprodução/FDI
O Hamas aceitou a proposta de cessar-fogo apresentada pelos mediadores do Egito e do Catar, nesta segunda-feira (18), segundo informações publicadas por Basem Naim, alto funcionário do grupo terrorista, no Facebook.
“O movimento deu sua aprovação à nova proposta apresentada pelos mediadores”, diz a publicação. A proposta inclui uma suspensão das operações militares na Faixa de Gaza por 60 dias e é vista como um caminho para chegar a um acordo abrangente para encerrar a guerra de quase dois anos.
Além disso, o período de trégua também envolve a libertação de metade dos reféns israelenses mantidos em Gaza em troca de prisioneiros palestinos. Até o momento, Israel ainda não se pronunciou sobre a decisão.
Nova ofensiva de Israel
O Exército israelense anunciou que aprovou o plano para uma nova ofensiva na Faixa de Gaza, que prevê a tomada da Cidade de Gaza, a mais populosa do território palestino, na quarta-feira (13). O plano havia sido aprovado pelo Executivo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu na semana passada e enviado às Forças Armadas.
A medida provocou críticas internacionais e forte oposição interna. Dias depois, Israel virou alvo de mais críticas por ter matado seis jornalistas que atuavam na Faixa de Gaza, cinco deles funcionários da rede de TV árabe Al Jazeera.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.