Internacional
ONU pede que Israel suspenda restrições de entrega de ajuda humanitária e cita "crise provocada pelo homem"

Medida prevê prazos fixos para vistos F, J e I e retoma proposta descartada no governo Biden
Foto: Official White House/Joyce N. Boghosian
O governo de Donald Trump apresentou, nesta terça-feira (27), uma proposta de regulamentação que pretende restringir a validade dos vistos americanos concedidos a estudantes, participantes de programas de intercâmbio cultural e profissionais da imprensa estrangeira. A medida cria prazos fixos para categorias antes mais flexíveis, como os vistos F (estudantes), J (intercâmbio) e I (jornalistas).
Segundo agência internacional, o governo justifica a mudança como uma forma de aumentar o controle sobre a permanência de estrangeiros nos Estados Unidos. Atualmente, o país abriga cerca de 1,6 milhão de estudantes internacionais, 355 mil intercambistas e 13 mil jornalistas com esses tipos de visto.
A iniciativa retoma medida semelhante à apresentada por Trump em 2020, mas descartada pelo governo democrata de Joe Biden em 2021. O decreto surge em meio ao endurecimento das políticas migratórias, que inclui a possibilidade de cassar vistos já concedidos e até a análise de postagens em redes sociais para detectar “antiamericanismo” em solicitações de entrada no país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.