
Internacional
Primeiro-ministro Houthi é morto em ataque aéreo israelense no Iêmen
Bombardeio atingiu capital Sanaa e matou Ahmed Ghaleb Nasser Al-Rahawi, além de outros dirigentes do grupo

Foto: Reprodução/Canva Imagens
O primeiro-ministro do governo Houthi do Iêmen, Ahmed Ghaleb Nasser Al-Rahawi, foi morto em um ataque aéreo israelense que atingiu a capital Sanaa, na última quinta-feira (28). A morte foi confirmada neste sábado (30) pela agência de notícias do grupo, que denunciou o bombardeio como uma ação criminosa. Diversos outros dirigentes foram mortos e ficaram feridos.
Em comunicado, os Houthis declararam: “Anunciamos o martírio do combatente Ahmed Ghaleb Nasser Al-Rahawi, junto com vários de seus colegas ministros, alvos do traiçoeiro inimigo israelense”.
Al-Rahawi estava no cargo havia menos de um ano, mas a condução prática do governo já era exercida por seu vice, Mohamed Moftah, que assumiu oficialmente as funções de primeiro-ministro após o ataque.
O Exército israelense admitiu ter atacado um complexo onde estavam reunidos altos dirigentes Houthi, descrevendo a operação como “complexa” e fruto de inteligência militar do país.
O grupo Houthi, que mantém oposição aberta a Israel, vem realizando ataques contra embarcações israelenses no Mar Vermelho, classificando essas ações como uma forma de apoio ao povo palestino em Gaza.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.