
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Portugal divulga origem dos 16 mortos na tragédia com bondinho; brasileiros não estão na lista
Internacional
Portugal divulga origem dos 16 mortos na tragédia com bondinho; brasileiros não estão na lista
Estrutura inaugurada em 1885 já havia descarrilado em 2018

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A polícia portuguesa confirmou, nesta sexta-feira (5), as nacionalidades dos 16 mortos no acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa. Não há brasileiros entre os mortos, que incluem cinco portugueses, dois sul-coreanos, três britânicos, dois canadenses, um suíço, um ucraniano, um estadunidense e um francês. As autoridades decidiram não divulgar as identidades por motivos de privacidade. As informações são da Folha de S.Paulo.
O bondinho, localizado em uma área turística da capital, também era utilizado por moradores. Cinco trabalhadores da Santa Casa de Lisboa estavam no veículo; quatro faleceram. A instituição lamentou: “A família Santa Casa está de luto e as palavras não chegam para expressar a enorme tristeza que nos une neste momento de dor e consternação”. A quinta vítima portuguesa foi o operador do funicular, André Marques, único responsável por controlar o veículo.
Segundo o jornal O Público, o acidente, ocorrido na quarta-feira (3), foi provocado pelo rompimento de um cabo de segurança, que fez o elevador colidir com um edifício. O trajeto do Elevador da Glória liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, com 265 metros de extensão e 44 metros de desnível. Inaugurado em 1885, é considerado Monumento Nacional desde 2002.
Ao menos dois brasileiros ficaram feridos, com lesões leves. A embaixada do Brasil em Lisboa foi informada sobre uma possível terceira brasileira transferida de hospital, mas não houve confirmação. O Elevador da Glória transporta cerca de 3 milhões de passageiros por ano e, em 2018, já havia sofrido outro descarrilamento, sem vítimas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.