
Internacional
“Perdemos Índia e Rússia para a China”, diz Trump após desfile militar
Trump comenta desfile militar em Pequim que reuniu Xi Jinping, Vladimir Putin, Kim Jong-un e Narendra Modi

Foto: The White House
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou em sua rede Truth Social sobre o desfile militar promovido por Xi Jinping em Pequim, que contou com a presença do presidente russo Vladimir Putin, do líder norte-coreano Kim Jong-un e do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, em um gesto simbólico de aproximação diplomática.
"Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China mais profunda e sombria. Que eles tenham um longo e próspero futuro juntos!", escreveu Trump nesta sexta-feira (5). A plataforma é controlada por uma de suas empresas.
Apesar da crítica, a Índia segue sendo um parceiro estratégico importante para os Estados Unidos. No entanto, Nova Déli mantém posição de neutralidade diante da guerra na Ucrânia e continua comprando petróleo russo a preços reduzidos.
Trump também fez postagens na noite de terça-feira (2), quando imagens do desfile foram exibidas pela TV mostrando Xi Jinping ao lado de Putin e Kim Jong-un. “Por favor, transmitam meus mais calorosos cumprimentos a Vladimir Putin e Kim Jong-un, enquanto vocês conspiram contra os Estados Unidos da América”, escreveu em mensagem direcionada ao líder chinês.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.