
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Premiê do Nepal renuncia após protestos violentos contra bloqueio de redes sociais
Internacional
Premiê do Nepal renuncia após protestos violentos contra bloqueio de redes sociais
Atos começaram após o governo bloquear redes sociais como Facebook e Instagram, o que gerou forte reação da população

Foto: Reprodução/Twitter/@trendingnepal
O primeiro-ministro do Nepal, KP Sharma Oli, renunciou nesta terça-feira (9) após uma onda de protestos violentos que deixou 19 mortos e mais de 100 feridos. Os atos começaram após o governo bloquear redes sociais como Facebook e Instagram, o que gerou forte reação da população. Manifestantes invadiram e incendiaram o Parlamento e casas de ministros em Katmandu, incluindo a residência de Oli.
A renúncia foi formalizada em carta ao presidente Ram Chandra Paudel, que aceitou o pedido e iniciou o processo para nomear um novo premiê. Além do Parlamento, o prédio da Suprema Corte também foi incendiado, e há registros de confrontos em outras cidades. O governo impôs toque de recolher nas principais áreas da capital.
Os protestos, liderados principalmente por jovens, criticam a repressão policial e a corrupção no país. A medida de bloquear redes sociais foi justificada pelo governo como uma tentativa de conter abusos online, mas a população reagiu com o slogan: “Fechem a corrupção, não as redes sociais”. A crise é considerada a mais grave no Nepal desde o fim da monarquia em 2008.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.