Quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Estudo mostra que EJA aumenta renda e formalização no mercado de trabalho

Internacional

Estudo mostra que EJA aumenta renda e formalização no mercado de trabalho

Pesquisa inédita destaca impacto econômico da Educação de Jovens e Adultos e reforça importância de ampliar acesso à modalidade

Estudo mostra que EJA aumenta renda e formalização no mercado de trabalho

Foto: Geovana Albuquerque | Agência Brasília

Por: Metro1 no dia 10 de setembro de 2025 às 07:55

Um estudo inédito encomendado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Unesco revela que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem efeitos diretos e positivos sobre a renda, a formalização e a qualidade das ocupações dos estudantes que retornam à escola após não concluírem os estudos na idade apropriada. Os dados serão apresentados nesta quarta-feira (10), durante o Seminário Nacional da EJA, que marca um ano do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo.

O levantamento mostra que, desde a alfabetização até o ensino médio, a EJA contribui para aumentos significativos na renda mensal. Pessoas alfabetizadas pela modalidade, por exemplo, têm elevação média de 16,3% na renda, chegando a 23% entre 46 e 60 anos. Já quem conclui o ensino médio pela EJA pode ter aumento de até 10% nos ganhos e 9,4 pontos percentuais na chance de obter emprego formal. Os impactos são ainda mais relevantes entre jovens de 26 a 35 anos.

Com cerca de 9,1 milhões de brasileiros ainda não alfabetizados, o estudo defende que investir na EJA é estratégico para o país. Além de melhorar a vida dos indivíduos, a modalidade contribui para o desenvolvimento social e econômico local, ao elevar a produtividade e reduzir a pobreza. Lançado em 2023, o Pacto EJA prevê a criação de 3,3 milhões de novas matrículas e R\$ 4 bilhões em investimentos nos próximos quatro anos.