
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
"Vamos bloquear tudo": Novo primeiro-ministro francês toma posse em meio a protestos contra o governo
Internacional
"Vamos bloquear tudo": Novo primeiro-ministro francês toma posse em meio a protestos contra o governo
Convocado por meio das redes sociais, o movimento, batizado de "Vamos bloquear tudo", já fechou estradas e ruas da capital Paris

Foto: Reprodução/Redes Sociais/@coryleguen
O novo primeiro-ministro da França, Sebastien Lecornu, tomou posse em meio a protestos contra o governo nesta quarta-feira (10) e destacou que pretende buscar soluções criativas para dialogar com a oposição e aprovar medidas de redução da dívida pública. Ao mesmo tempo, defendeu que o país precisa seguir novas direções políticas.
A escolha de Lecornu foi anunciada na terça-feira pelo presidente Emmanuel Macron, que o nomeou como quinto chefe de governo em apenas dois anos. Considerado um aliado próximo do presidente, ele tende a manter a linha econômica de incentivo ao setor privado.
Lecornu assume o posto após a saída de François Bayrou, derrubado pelo Parlamento na segunda-feira em razão de sua proposta de corte no déficit orçamentário, hoje o maior de toda a zona do euro. Em um discurso breve na cerimônia de transição, o ex-ministro da Defesa afirmou que será necessário adotar mais criatividade e rigor técnico nas negociações com os rivais políticos, mas ressaltou que “certas rupturas também serão inevitáveis”.
Os manifestantes protestam contra a escolha de Sébastien Lecornu para ser o novo premiê do país. Convocado por meio das redes sociais, o movimento, batizado de "Vamos bloquear tudo", já fechou estradas e ruas da capital Paris e de todo o país nesta manhã.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.