
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
OMS rejeita ordem de evacuação de Israel e diz que sistema de saúde de Gaza pode colapsar
Internacional
OMS rejeita ordem de evacuação de Israel e diz que sistema de saúde de Gaza pode colapsar
Agência da ONU alerta que metade dos hospitais em funcionamento está na Cidade de Gaza, alvo de intensos bombardeios

Foto: UNRWA/Ashraf Amra
A Organização Mundial da Saúde (OMS) criticou a nova ordem de evacuação emitida por Israel para a Cidade de Gaza, principal centro urbano da Faixa. “A OMS está consternada com a última ordem de evacuação”, declarou o diretor da agência, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta quinta-feira (11).
O governo israelense exige que cerca de 1 milhão de moradores deixem a região e sigam para o sul do território, em uma área que chamou de “zona humanitária”. Segundo Tedros, essa medida é “inviável”, já que metade dos hospitais ainda ativos em Gaza está concentrada na cidade. “O sistema de saúde enfraquecido do território não pode se dar ao luxo de perder nenhuma dessas instalações”, alertou.
Apesar do apelo da OMS, Israel intensificou os bombardeios na região. As operações militares começaram em outubro de 2023, após o ataque do Hamas que deixou 1.219 mortos em Israel, a maioria civis. Desde então, mais de 64 mil palestinos já morreram, também em sua maioria civis, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza e estimativas da ONU.
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou estado de fome em algumas áreas do enclave, condição negada por Israel.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.