
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Deputados dos EUA acusam Trump de prejudicar democracia brasileira e pressionam por fim de sanções
Internacional
Deputados dos EUA acusam Trump de prejudicar democracia brasileira e pressionam por fim de sanções
O documento afirma que as tarifas comprometeram diretamente os cidadãos americanos

Foto: Official White House Photo by Daniel Torok
Uma carta assinada por parlamentares democratas foi divulgada na última quinta-feira (11), em reação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No texto, os congressistas acusam o presidente Donald Trump de ter iniciado uma guerra comercial contra o Brasil para “defender o seu colega líder de tentativa de golpe”.
O documento cobra que Trump encerre "imediatamente seus esforços para minar a democracia brasileira", retirando "tarifas ilegais que afetam a economia americana". Os deputados ainda reforçam que "esse caminho, no entanto, foi prejudicado pelos esforços do governo Trump para interferir nas instituições democráticas do Brasil, tendo imposto uma tarifa ilegal de 50% ao país para manipular esse processo judicial".
A manifestação leva as assinaturas de Gregory W. Meeks, integrante do Comitê de Relações Exteriores; Joaquin Castro, do Subcomitê do Hemisfério Ocidental; e Sydney Kamlager-Dove, co-presidente do Brazil Caucus, grupo bipartidário sobre relações com o Brasil.
Após a sentença a Bolsonaro, o secretário de Estado Marco Rubio classificou a decisão como injusta e prometeu que os EUA "responderão adequadamente a esta caça às bruxas".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.