
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Brasil critica negativa de vistos dos EUA para participação na Assembleia da ONU
Internacional
Brasil critica negativa de vistos dos EUA para participação na Assembleia da ONU
Integrantes da comitiva brasileira ainda aguardam autorização de entrada para Assembleia Geral em Nova York

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O governo brasileiro manifestou protesto contra a negativa de vistos por parte dos Estados Unidos a integrantes da comitiva que participará da Assembleia Geral da ONU, marcada para o dia 23 de setembro, em Nova York. A questão foi discutida em reunião com representantes das Nações Unidas na última sexta-feira (12), inicialmente convocada para tratar das restrições impostas a palestinos.
Entre os brasileiros que ainda aguardam autorização de entrada estão autoridades como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo o Itamaraty, Washington sinalizou que os vistos pendentes estariam em fase final de processamento, mas a demora preocupa Brasília. O Brasil ressaltou que, como país-sede da ONU, os EUA têm a obrigação de conceder acesso a delegações oficiais de todos os 193 Estados-membros.
Segundo o governo Lula, o impasse pode configurar uma violação legal e abrir caminho para a abertura de um procedimento arbitral no âmbito das Nações Unidas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja no próximo fim de semana e deve permanecer em Nova York até o dia 25, com a responsabilidade de realizar o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.