Terça-feira, 16 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

EUA ameaçam novas sanções ao Brasil após condenação de Bolsonaro

Internacional

EUA ameaçam novas sanções ao Brasil após condenação de Bolsonaro

Secretário Marco Rubio chamou ministros do STF de “juízes ativistas” e disse que país irá “responder adequadamente”

EUA ameaçam novas sanções ao Brasil após condenação de Bolsonaro

Foto: Alan Santos/PR

Por: Metro1 no dia 16 de setembro de 2025 às 14:11

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, indicou que novas sanções contra o Brasil devem ser anunciadas na próxima semana, em reação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida, se confirmada, coincidirá com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Nova York, onde abrirá os discursos da Assembleia Geral da ONU na terça-feira (23).

Rubio criticou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a quem chamou de “juízes ativistas”, e afirmou que um magistrado tentou “impor reivindicações extraterritoriais contra cidadãos americanos”.

Aliado de Donald Trump, o secretário já havia classificado o julgamento de Bolsonaro como “caça às bruxas” e prometido que os EUA iriam “responder adequadamente”. Nos últimos meses, parte dos produtos brasileiros foi alvo de tarifaço de 50%, e o ministro Alexandre de Moraes passou a integrar a lista de sancionados pela chamada Lei Magnitsky, após articulação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Segundo interlocutores do governo, novas medidas não devem surpreender Brasília. A avaliação é que Trump deve calibrar suas ações com a extrema-direita, como já ocorreu com a Índia. No caso brasileiro, uma possível punição pelo comércio de fertilizantes com a Rússia poderia impactar diretamente o agronegócio, setor identificado como base de apoio ao ex-presidente.