Terça-feira, 16 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Comissão da ONU acusa Israel de genocídio em Gaza

Internacional

Comissão da ONU acusa Israel de genocídio em Gaza

Relatório independente aponta crimes de autoridades israelenses e solicita ajuda humanitária na Faixa de Gaza

Comissão da ONU acusa Israel de genocídio em Gaza

Foto: Reprodução/Al Jazeera

Por: Metro1 no dia 16 de setembro de 2025 às 15:24

Comissão de inquérito da ONU concluiu, em relatório independente, que Israel cometeu genocídio na Faixa de Gaza. O documento, divulgado nesta terça-feira (16), aponta que quatro dos cinco atos previstos na Convenção de Genocídio de 1948 foram praticados, incluindo assassinatos, danos físicos, mentais e imposição de condições de vida para destruição do grupo. 

Segundo o relatório, produzido pela Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre o Território Palestino Ocupado, autoridades israelenses de alto escalão, como o presidente Isaac Herzog e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, teriam orquestrado a campanha genocida. A comissão pediu a Israel que interrompa imediatamente as práticas apontadas, cumpra as ordens da Corte Internacional de Justiça e permita a entrada de ajuda humanitária, além de solicitar que países-membros da ONU cessem o fornecimento de armas ao país.

Apesar de ter sido solicitado pela ONU, o relatório é independente e só representará a posição oficial da entidade caso seja endossado pelos Estados-membros. Israel rejeitou as conclusões, classificando-as como tendenciosas, enquanto enfrenta processo por genocídio na Corte Internacional de Justiça.