
Internacional
Barack Obama adverte sobre "crise política nunca vista antes" nos EUA
Ex-presidente ressaltou a gravidade do momento e a necessidade de preservar os princípios democráticos

Foto: Reprodução/Casa Branca
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um alerta sobre uma "crise política nunca vista antes" após o assassinato de Charlie Kirk, influente ativista de direita e aliado de Donald Trump. A declaração foi feita durante um evento na Pensilvânia, na última terça-feira (16).
Obama afirmou que, embora não conhecesse pessoalmente Kirk e discordasse de grande parte de suas opiniões, considerava o assassinato "horrível e uma tragédia". O ex-presidente ressaltou a gravidade do momento e a necessidade de preservar os princípios democráticos, independentemente de posições políticas.
Ele também criticou o tom agressivo de Donald Trump em relação a seus adversários e lembrou que antigos presidentes republicanos prezavam pela unidade nacional em momentos de tensão. Segundo Obama, o discurso político atual está alimentando divisões perigosas no país.
"E então, quando ouço não apenas o nosso atual presidente, mas também seus assessores, que têm um histórico de chamar oponentes políticos de 'vermes', inimigos que precisam ser 'alvos', isso fala de um problema mais amplo que temos agora e algo com o qual todos nós teremos que lidar", disse Obama à multidão, segundo relatos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.