
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Lula classifica como “genocídio” cenário da Faixa de Gaza em discurso na ONU
Internacional
Lula classifica como “genocídio” cenário da Faixa de Gaza em discurso na ONU
Presidente brasileiro afirmou que o direito de defesa de Israel não justifica mortes de civis e pediu avanço na solução de dois Estados

Foto: Reprodução/UN Web TV
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (22) que a única palavra capaz de descrever o que acontece atualmente na Faixa de Gaza é “genocídio”. A declaração foi dada durante conferência realizada na sede da ONU, em Nova York, voltada à defesa da solução de dois Estados, que prevê a coexistência pacífica entre um Estado palestino e Israel.
“Como apontou a comissão de inquérito sobre os territórios palestinos ocupados, não há palavra mais apropriada para descrever o que está ocorrendo em Gaza do que genocídio”, declarou Lula.
No discurso, o presidente reforçou que os ataques do Hamas são inaceitáveis e que o Brasil foi “enfático ao condená-los”. No entanto, criticou a reação do governo israelense, afirmando que o direito à defesa não autoriza a “matança indiscriminada de civis”.
“O que está acontecendo em Gaza não é só o extermínio do povo palestino, mas tentativa de aniquilamento do seu sonho de nação”, afirmou.
A conferência foi marcada por ausências de peso: Israel e Estados Unidos boicotaram o encontro, que contou com o reconhecimento formal do Estado da Palestina por parte da França, Portugal, Reino Unido, Canadá e Austrália.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.