
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Netanyahu diz que não concordou com Estado palestino em reunião com Trump
Internacional
Netanyahu diz que não concordou com Estado palestino em reunião com Trump
Premiê afirmou que reconhecimento não está no acordo, apesar de texto indicar caminho para Estado da Palestina. Ministro de governo chamou proposta americana de "fracasso"

Foto: Avi Ohayon/gpophotoeng.gov.il
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que não aceitou a criação de um Estado palestino em reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na segunda-feira (29).
De acordo com a reportagem do g1, o líder israelense está sendo alvo de críticas e pressões internas por causa do acordo. "De jeito nenhum, e não está escrito no acordo. Uma coisa ficou clara: nos oporemos com veemência a um Estado palestino", afirmou em um vídeo publicado desta terça-feira (30) no Telegram.
O texto divulgado pela Casa Branca é vago sobre a criação do Estado da Palestina, mas indica um caminho que pode levar a esse reconhecimento no futuro. A proposta condiciona a existência do Estado palestino ao avanço da reconstrução de Gaza e a reformas na Autoridade Palestina. Só então haveria condições para seguir “em direção à autodeterminação e ao Estado palestino, reconhecido como a aspiração do povo palestino”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.