
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Diplomatas do Itamaraty visitarão brasileiros detidos em flotilha interceptada por Israel
Internacional
Diplomatas do Itamaraty visitarão brasileiros detidos em flotilha interceptada por Israel
Grupo tentava levar ajuda humanitária a Gaza; entre os detidos estão parlamentares e ativistas

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Diplomatas do Itamaraty devem visitar nesta sexta-feira (3) os brasileiros detidos por Israel após a interceptação da flotilha Global Sumud, que tentava romper o bloqueio à Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, em reunião com parlamentares nesta quinta (2), em Brasília.
Ao menos 12 brasileiros foram presos, segundo a organização do movimento. Entre eles estão o ativista Thiago Ávila, a vereadora Mariana Conti (PSOL-Campinas), a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e a presidente do PSOL no Rio Grande do Sul, Gabi Tolotti.
A visita da chancelaria foi marcada para sexta em razão do feriado de Yom Kippur. Ainda não há confirmação sobre o paradeiro do cineasta Miguel de Castro e do ativista João Aguiar, que estavam em outras embarcações e perderam contato com a organização após a ação militar.
Segundo o governo israelense, os ativistas serão deportados para países da Europa. A pasta de Relações Exteriores de Israel afirmou que “nenhuma embarcação conseguiu furar o bloqueio” e que qualquer outro barco que se aproximar será impedido de entrar na “zona ativa de combate”.
Confira a lista de todos os brasileiros detidos:
- Ariadne Telles
- Bruno Gilga
- Gabriele Tolotti
- Lisiane Proença
- Lucas Gusmão
- Luizianne Lins
- Magno Costa
- Mariana Conti
- Mansur Peixoto
- Mohamad El Kadri
- Nicolas Calabrese
- Thiago Ávila
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.