
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Nobel de Medicina 2025 premia descobertas sobre o sistema imunológico humano
Internacional
Nobel de Medicina 2025 premia descobertas sobre o sistema imunológico humano
Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi dividirão prêmio de R$ 6,2 milhões por avanços na compreensão da tolerância imune periférica

Foto: Niklas Elmehed/Nobel Prize Outreach
Os cientistas Mary E. Brunkow e Fred Ramsdell, dos Estados Unidos, e Shimon Sakaguchi, do Japão, foram os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2025, anunciado nesta segunda-feira (6) pela Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska, na Suécia. O trio foi reconhecido por suas descobertas sobre a tolerância imune periférica, mecanismo que permite ao sistema imunológico distinguir células do próprio corpo de agentes invasores.
A pesquisa revelou como o organismo evita que as células de defesa ataquem seus próprios tecidos,processo cuja falha pode causar doenças autoimunes, como diabetes tipo 1 e esclerose múltipla. O estudo também abriu caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos contra o câncer, terapias imunológicas e transplantes mais bem-sucedidos.
Brunkow, Ramsdell e Sakaguchi dividirão o prêmio de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões). As demais láureas do Nobel (Física, Química, Literatura e Paz) serão entregues ao longo da semana, enquanto o prêmio de Economia será anunciado na próxima segunda-feira (13).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.