
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Guarda Nacional é enviada a Chicago e Trump critica prefeito e governador: "Deveriam ser presos"
Internacional
Guarda Nacional é enviada a Chicago e Trump critica prefeito e governador: "Deveriam ser presos"
Soldados da Guarda Nacional estão em base militar nos arredores da 3ª maior cidade dos EUA

Foto: Official White House/Andrea Hanks
Tropas da Guarda Nacional enviadas pelo governo de Donald Trump chegaram à região metropolitana de Chicago na noite de terça-feira (7) e se preparam para atuar na terceira maior cidade dos Estados Unidos.
Nesta quarta-feira (8), Trump afirmou que o prefeito de Chicago, Brandon Johnson, e o governador de Illinois, JB Pritzker, "deveriam ser presos por não protegerem agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE)". Até o momento, não há sinais de que qualquer medida nesse sentido será tomada.
O envio de tropas a Chicago intensificou uma escalada de tensões entre o presidente dos EUA e os governos municipal e estadual, ambos democratas, que já teve processos na Justiça, trocas de insultos e restrições contra agentes federais. Para justificar o envio das tropas, o governo Trump vem dizendo em diversas ocasiões nas últimas semanas que Chicago tem altos níveis de violência e que agentes federais do ICE e do Serviço de Proteção Federal (FPS) estão sofrendo "ataques coordenados por grupos violentos".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.