Internacional
Chefe do Hamas declara fim da guerra com Israel

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Putin admite que Rússia derrubou avião que matou 38 pessoas o Cazaquistão
O governo do Cazaquistão divulgou um relatório onde apontava que a queda poderia ter sido provocada por objetos externos
Foto: Divulgação/Kremelin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, informou nesta quinta-feira (9) que as defesas aéreas russas foram responsáveis pela queda do avião da Embraer que matou 38 pessoas, em dezembro de 2024, no Cazaquistão.
Durante um encontro com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, Putin declarou que dois mísseis russos detonaram ao lado do avião da Azerbaijan Airlines após drones ucranianos entrarem no espaço aéreo do país.
"Os dois mísseis lançados não atingiram o avião diretamente. Se isso tivesse acontecido, ele teria caído no local. Mas eles explodiram, talvez como medida de autodestruição, a poucos metros de distância, cerca de 10 metros. E, assim, o dano foi causado, não pelas ogivas, mas provavelmente pelos destroços dos próprios mísseis", explicou o presidente russo.
Putin prometeu indenizar os afetados e que fará uma avaliação legal de todas as questões oficiais. Em fevereiro, o governo do Cazaquistão divulgou um relatório onde apontava que a queda poderia ter sido provocada por objetos externos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.