Internacional
Hamas entrega corpos de quatro reféns israelenses

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Lula cita Gaza e diz que "a fome é irmã da guerra" em discurso no Fórum Mundial de Alimentação
Presidente afirma que a fome não é um problema econômico, mas um problema político
Foto: Ricardo Stucker/PR
Durante o discurso de abertura do Fórum Mundial da Alimentação, Roma, nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “a fome é irmã da guerra, mesmo que seja ela travada com armas e bombas ou com tarifas e subsídios”.
“Conflitos armados, além do sofrimento humano e da destruição da infraestrutura, desorganizam cadeias de insumos e alimentos. Barreiras e políticas protecionistas de países ricos desestruturam a produção agrícola no mundo em desenvolvimento", disse o presidente brasileiro.
Na ocasião, Lula também citou a guerra em Gaza.“Da tragédia em Gaza à paralisia da Organização Mundial do Comércio, a fome tornou-se sintonia do abandono das regras e das instituições multilaterais”, completou. Para ele, a fome não é um problema econômico, mas um problema político.
“Se houver interesse político dos governantes do mundo inteiro, se encontrará um jeito de colocar o café da manhã, o almoço e a janta para o povo pobre do mundo inteiro”, destacou. “Não tem explicação o mundo rico gastar US$ 2,7 trilhões em armamentos e, com apenas 12% disso, US$ 300 e poucos bilhões, a gente poderia dar comida a 763 milhões de seres humanos que passam fome”
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.